A história do Pilates e do Yoga e suas relações

Com o intuito de conectar a mente e o corpo de forma ampla, irei falar da conexão entre o Pilates e o Yoga e a sintonia entre eles. Atualmente as pessoas vêm descobrindo os benefícios do Pilates com o Yoga graças em parte ao desejo de aperfeiçoar o corpo de maneira uniforme e que traga benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.
Existem diferenças na forma como o método Pilates e a Yoga são praticados, mas gostaria de explicar especificamente como essas duas modalidades podem atuar em conjunto. Em vez de tentarmos fundi-las, nosso objetivo é explorar as semelhanças entre elas, mantendo a integridade de cada uma. Você fará uma verdadeira introdução a uma nova maneira de se exercitar.

PILATES

Joseph H. Pilates nasceu na Alemanha, em Dusseldorf, em 1880. Ele era uma criança de aspecto doentio que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Determinado a superar suas limitações, procurou em diversas modalidades os benefícios que poderiam incrementar a sua didática. E a Yoga foi uma das modalidades em que ele se inspirou para conectar o corpo e a mente. O nome que ele deu para seu método era chamado de Contrologia, que traz uma filosofia – segundo a qual o mais importante não é saber o que se faz, mas como se faz. E através disso começou o seu programa completo de solo, no qual elaborou mais de 40 exercícios coreografados, formando uma série completa de condicionamento físico. Para ser fidedigno, ele criou 6 princípios para serem seguidos de forma ordenada;
1. Respiração
2. Power House – Centralização
3. Controle
4. Concentração
5. Fluidez
6. Precisão

Em seu livro O retorno à vida pela contrologia , Joseph já dizia que “um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade”. E para alcançar as mais altas realizações dentro de nossas capacidades em todos os momentos da vida, precisamos constantemente nos esforçar para adquirir corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite da nossa habilidade.

YOGA

O Yoga é uma arte milenar que ninguém sabe ao certo quando ou onde surgiu, mas existem registros datados de 2700 a.C representandopessoas sentadas em posição de meditação. Nessa época o termo Yoga estava associado à tradição hindu que utilizava da disciplina espiritual e envolvia o controle da mente por um prolongado período de meditação.
Os ásanas, nome dado às posturas de Yoga, foram desenvolvidos pelos iogues que se dedicavam ao estudo do domínio do corpo e da mente. Eles desenvolveram uma série de exercícios através da observação dos animais e como eles viviam em seus ambientes- como descansavam e como buscavam instintivamente a cura das doenças. Após milhares de anos de experimentação, essas posturas foram aprimoradas e passaram a constituir um sistema científico de milhares de exercícios, , muitos dos quais levam os nomes dos animais que os inspiraram – Postura da cobra, do Coelho, do Pavão, do elefante etc.
Ásana significa ”postura mantida de forma confortável”. A pressão sutil da postura, mantida estática por pouco tempo, restabelece a regulação dos hormônios da tireoide trazendo equilíbrio emocional, saúde física e mental.

 

COMPARAÇÃO ENTRE AS RESPIRAÇÕES

A respiração do Yoga e do Pilates difere um pouco por que alguns exercícios precisam de sustentação, portanto irei passar algumas dicas importantes para que a respiração seja corretamente executada.
1. Inspire e expire pelo nariz – isso fará com que o ar mais quente e limpo atinja os pulmões,ajudando a controlar e diminuir sua respiração.
2. Concentre-se em sua respiração, foque em seu ritmo.
3. Coordene a respiração com o movimento de forma natural;

 

EXEMPLO DE EXERCÍCIO

Seguem abaixo exercícios que são utilizados tanto no Pilates quanto no Yoga, mas que podem ter nomes distintos:

The Jack knife (Pilates) / Sarvangásana ou Postura da Vela  (Yoga)

Sendo executado com bastante energia elevando as pernas em um ângulo de 90° e em um movimento rápido, como um canivete. A diferença também são as mãos que vão estar apoiadas no chão para a sua execução.
Benefícios:
Melhora do fluxo sanguíneo;
Acalma a mente;
Estimula a glândula da tireoide;
Melhora do controle abdominal;

 

The Jack Knife

 

The Rocking (Pilates) / Dhanurasana ou Postura do Arco (Yoga)

No Pilates chamamos esse exercício de  que tem como característica marcante o balanço do corpo para frente e para trás. Já no Yoga é apresenta a necessidade de manter a permanência durante a respiração para depois retornar a posição inicial.
Benefícios:
Fortalece os músculos das costas e estimula os órgãos abdominais;
Alongamento de toda a cadeia anterior do corpo;
Melhora da flexibilidade da coluna;
Aumenta a energia e combate a depressão;

The Rocking

The Roll Over (Pilates) / Halásana (Postura do Arado)

No Pilates esse rolamento é realizado com as pernas para trás da cabeça de, já no Yoga ele pode ser feito com as mãos apoiadas nas costas ou no chão.
Benefícios:
Alongamento da coluna e de toda cadeia posterior;
Regulação da tireoide;
Melhora da circulação sanguínea;
Reduz o stress e a fadiga;

The Roll Over