Aulas de Pilates para a coluna

Você sente dores nas costas? Se a resposta for sim, talvez você esteja precisando de algumas aulas de Pilates para a coluna.

Os exercícios físicos para coluna ajudam no alívio da dor, manutenção da postura e fortalecimentos dos músculos da lombar.

Mas antes de se matricular nas aulas, é importante que consulte seu médico ou um fisioterapeuta. Se a dor for insistente e dependendo da sua intensidade, alguns exames podem ser necessários para um diagnóstico e tratamento precisos.

Porém, se você passa muito tempo na frente do computador ou do celular sem tomar cuidado com a postura, e tem aquela dorzinha na coluna provocada justamente por esse motivo, então está na hora de considerar o Pilates.

 

Como o Pilates ajuda nas dores da coluna?

O Pilates melhora a força, a flexibilidade e a flexibilidade dos músculos do quadril e da cintura escapular (ombro). O movimento fluído e suportado através destas articulações ajuda a evitar o torque desnecessário na coluna vertebral.

O programa de Pilates também ensina a consciência dos hábitos de movimento que podem estressar a coluna e ajudar o paciente a mudar esses hábitos para aqueles que preservam o alinhamento neutro.

A consciência da tensão excessiva e o uso do foco adequado ajudam o paciente a ter mais eficiência sobre seu corpo, tomando cuidado e estando atento aos movimentos de forma correta.

 

Quais são as primeiras mudanças?

Você vai perceber que com a prática regular do método a sua postura será corrigida, sentando-se e andando melhor. O corpo ficará mais forte e os músculos mais delineados.

Notará também a diferença na flexibilidade, alongando-se com mais facilidade.

“Mas como isso ajuda na minha dor?” Ajuda em tudo. Uma postura errada ao sentar ou andar acarreta em dores para sua coluna no fim do dia, e aprender a corrigir esse hábito é um grande passo para o alívio da dor.

 

A postura correta

A posição da coluna neutra ensinada no Pilates é usada como a postura mais funcionalmente ideal ou “perfeita” para nossos corpos. O forte foco no fortalecimento central (abdominal profundo) cria músculos de suporte mais fortes para a coluna.

Atenção: Ao implementar essas técnicas em sua vida no dia a dia, você começa a resolver o problema pela causa, em vez de apenas tratar os sintomas.

 

 Em quanto tempo a dor vai passar?

Isso depende da sua idade, do motivo da dor, se está seguindo as aulas certinho e tomando os devidos cuidados no dia a dia também. Mas em geral é importante saber que os resultados do Pilates aparecem com o tempo, e não de uma hora para outra.

Dependendo do motivo da dor, em poucas sessões você já sentirá um maior alívio. Contudo, muitos dos hábitos que criam a maioria dos problemas de dor nas costas acontecem gradualmente ao longo do tempo, então aprender a usar os músculos e alinhar a coluna da maneira certa leva tempo e compromisso.

 

Pronto para começar?

A combinação de fortalecimento abdominal profundo, consciência postural e exercícios de liberação e alongamento torna o Pilates extremamente eficaz na prevenção e no tratamento de dores na coluna. No entanto, também é importante aplicar as técnicas ensinadas no Pilates em sua vida cotidiana.